Populações Quilombolas de Bom Jesus da Lapa denunciam péssimas condições da BA 160

Compartilhe >>

Foto: Reprodução NL

Segundo o site Notícias da Lapa, o sofrimento é rotina diária para moradores de comunidades remanescentes de quilombos às margens da BA 160, que se deslocam para as cidades de Bom Jesus da Lapa ou para Malhada. A estrada que deveria ser elo de ligação, se transformou no símbolo do abandono e da exclusão, simplesmente por não existir trafegabilidade.

Moradores questionam “quais são as reais prioridades do Governo Rui Costa para o povo negro dessa região?   O reconhecimento da cultura é nulo se não há reconhecimento de direitos, principalmente o direito de ir e vir”.

“O governo deixa cada vez mais escancarado a sua prioridade quando a mesma BA em partes passa por reformas constantes, e o nosso trecho há mais de 25, desde a construção nunca aconteceu uma reforma. As comunidades pedem socorro”, lamentam.

As representações afirmam que a principal estrada que dá acesso a diversos territórios Quilombolas, assentamentos e outras comunidade e povoados, está em absoluto abandono, tornando cada vez mais difícil a vida povo, que sofrem na hora que precisam se locomoverem para Bom Jesus da Lapa ou Malhada, especialmente no período das chuvas. “Aqui é difícil, parece que a gente não existe, só quem passa aqui entende o que estamos falando. Ano passado até um deputado federal ficou com carro atolado aqui, quando foi fazer a entrega de um trator em uma comunidade. O tratou que ele foi entregar para a comunidade, ele foi o primeiro a usar, puxando o carro que ele estava”, contou.

Disse que todo ano é um sofrimento. “Se precisa de levar alguém no hospital corre o risco de morre na estrada, como já aconteceu aqui. Se precisamos ir na cidade para resolver alguma coisa ou levar algo para vender é uma dificuldade, a gente não tem vontade, só vai quando não tem jeito mesmo”, finalizou.

“Nosso povo aqui  sempre defendeu esse governo, consideramos como o nosso governo, no entanto, ele tem só prometido, fez isso na visita que fez em Paratinga e quando veio aqui em Bom Jesus da Lapa, garantindo que ela seria licitada  até o fim de 2017, nada foi feito. Dessa forma, ele não tem olhando para nossa gente, mesmo sabendo da realidade dessa BA que toda essa região precisa para ter o mínimo de dignidade, o direito de ir e vir”, falou outra representação.

A BA 160 foi tema de várias denúncias também na câmara de vereadores de Bom Jesus da Lapa no ano de 2017, onde os vereadores em diversas sessões   cobraram uma solução, chegando a afirma que a BA 160 era a pior estrada que existia no  Brasil. Teve vereador da própria base do governo que afirmou que a BA 160 era a maior vergonha do governo que ele apoiava.

A BA 160 começa em Ibotirama e termina em Malhada, é a principal estrada que liga Bom Jesus da Lapa a dezenove comunidades, a maioria delas quilombola, onde está localizada uma das primeiras comunidades quilombolas reconhecidos no Brasil, Rio das Rãs.

A respectiva estrada foi inaugurada em 1990 e liga os municípios de Malhada a Bom Jesus da Lapa. Na época a intenção era escoar a produção do projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa, inclusive, a estrada era um importante elo para o Norte de Minas Gerais. Foi esquecida, sendo considerado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) por diversas vezes como uma das piores do Brasil, mesmo assim o governo estadual não se mobiliza para recuperar este importante via que dá acesso a essas comunidades.

Liderança Quilombola de Araçá Cariacá faz um vídeo mostrando a realidade da BA 160, e manda um recado para o governador:

Vídeo: Reprodução YouTube/Notícias da Lapa

Post – 07/01/2018 – 09:04

 

Por: Notícias da Lapa

Edição: David Porto

 

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim