Dez novos casos do super fungo Candida Auris são registrados na Bahia

Foto:Reprodução

De acordo com informações, os dez infectados estavam internados em um hospital da Bahia, onde um paciente que fazia tratamento de Covid-19, foi diagnosticado.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alerta que a Candida auris é um fungo emergente que representa uma grave ameaça à saúde global e que as infecções são invasivas podendo ser fatais.

Conforme explica um infectologista, o fungo pode causar infecções invasivas que são associadas à alta mortalidade, podendo ser multirresistente e levar à ocorrência de surtos nos serviços de saúde. “Uma característica importante dessa Candida auris é que frequentemente ela é resistente a muitos dos tratamentos que nós utilizamos para tratar infecções fúngicas. Então isso faz com que alguns pacientes contaminados com esse fungo não tenham condições terapêuticas. No caso desse fungo na Bahia, ele ainda não manifestou esse tipo de alta resistência, então ele pôde ser tratado com medicações usuais”.

Com base em relatos com número limitado de pacientes, 30% a 60% dos pacientes com infecções de corrente sanguínea por causadas pela doença evoluíram para o óbito sobretudo, em pacientes com comorbidades.

______________________________________________________________________________

Post – 28/01/2021 – 12:57

Da Redação.

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim