Até junho de 2020 a cidade de Ilhéus, como tantas outras Brasil à fora, era castigada pelo grande número de pessoas infectadas pela Covid-19. Naquela altura, 80% dos infectados eram profissionais da saúde do munícipio, sendo inclusive registradas as mortes de um médico e de enfermeiros que estavam na linha de frente de combate ao vírus.
Com a saúde do município entrando em colapso, a prefeitura de Ilhéus agiu rápido e utilizou o fundo emergencial da Covid-19 para contratar a HSC Soluções Empresariais, empresa especialista na intermediação de mão de obra nas áreas administrativas e saúde pública.
Logo quando foi contratada, em 10 de junho de 2020, a HSC assumiu o controle do Centro de Atendimento Covid-19 no Centro de Convenções de Ilhéus, onde aumentou o quadro de funcionários e passou a funcionar 24 horas por dia. Houve adequação do fluxo de atendimento e normatizou o uso de EPI´s e EPC´s, com padronização do fardamento.
Outra medida adotada pela HSC, em conjunto com a Secretaria de Saúde de Ilhéus, foi a descentralização da testagem. Com coletas de teste RTPC e Testes Rápidos em diversos pontos da cidade. O paciente que testasse positivo era transportado para o Centro de Covid ou para um hospital próximo, por uma equipe qualificada, contratada exclusivamente para este fim.
Para evitar paralisação dos serviços, a HSC realizou reuniões entre a Coordenação da empresa, a secretaria de Saúde e os prestadores de serviços. Onde foram ouvidas as queixas, foram estabelecidos os direitos e deveres de cada parte, orientação sobre licença médica e a regularização dos salários.
De acordo com o enfermeiro Gleivisson Pereira Souza, Coordenador Geral de Saúde da HSC, a empresa busca trabalhar com os melhores profissionais de cada área. “Quando chegamos em uma cidade buscamos aproveitar a mão de obra local existente e se esta não for suficiente preenchemos com profissionais que selecionamos via currículos que nos são enviados de todos os lugares do Brasil. Buscamos sempre contratar os melhores, para que o resultado seja rápido e satisfatório”, comentou Gleivisson.
Como resultado do bom gerenciamento do Centro de Atendimento Covid-19 no Centro de Convenções de Ilhéus, o governo do estado disponibilizou 10 leitos de UTI para a unidade de Triagem. Com isso, a cidade de Ilhéus está conseguindo atender a demanda de infectados por COVID-19 e salvando vidas.
______________________________________________________________________________
Post – 19/01/2021 – 15:55
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Malhadense cai em golpe da ‘herança’ e perde R$ 3.400,00 – Alerta Bahia - 25/11/2024
- Malhada: Casal é conduzido para delegacia após denúncia de ameaça no âmbito da Lei Maria da Penha - 24/11/2024
- Suspeito de integrar facção criminosa é morto em confronto com duas guarnições da RONDESP em Bom Jesus da Lapa - 24/11/2024