Alerta Bahia
Brasil Destaque Serra do Ramalho

Fóssil de animal pré-histórico encontrado em Serra do Ramalho tem diagnostico de câncer; ciência diz que é a primeira vez que a doença é registrada em mamífero extinto

Uma equipe de pesquisadores formada por brasileiros e um norte-americano desvendou o primeiro caso de câncer em um mamífero extinto não humano do país. No estudo, publicado no último dia 26 de outubro no periódico Historical Biology, revela que o animal era uma preguiça da espécie Nothrotherium maquinense, que viveu durante o Quaternário, período geológico popularmente conhecido como Era do Gelo. 

Segundo os pesquisadores, a preguiça era de porte pequeno a médio, com no máximo 1,5 metro de comprimento. O fóssil foi encontrado na Lapa dos Peixes I, caverna localizada no planalto da Serra do Ramalho, na Bahia. O animal caminhava no chão e não subia em árvores. 

O tumor encontrado era um osteossarcoma parosteal, um tipo de câncer ósseo. “Isso indica que o indivíduo sofria de dores locais, inchaço localizado e limitação dos movimentos articulares, o que teria sido extremamente prejudicial para sua vida”, escrevem os autores, em nota. Mas, de acordo com eles, não é possível afirmar se o bicho morreu por causa da doença ou por uma queda acidental na caverna. 

Ainda que tumores do tipo sejam comuns em animais, esse é o primeiro relato em uma espécie já extinta. O fóssil encontra-se atualmente no Museu de Ciências da Terra (MCTer), do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), no Rio de Janeiro. 

______________________________________________________________________________

Post – 30/10/2020 – 11:18

Reproduzido de: Revista Galileu

Publicações Relacionadas

Vereadores da chapa de Pí do Luana afirmam que não vão pedir impugnação da chapa de Evania de Jadinha; “Vamos vencer no voto”

David Porto

Polêmica: Araújo, Ex-candidato a vereador de Malhada é novamente preso por estelionato

David Porto

Malhadense e luizeduardense mobilizam para trazer um africano que vive em extrema pobreza para o Brasil; organizadores da ação pedem ajuda

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies