O surgimento de pessoas infectadas pelo coronavírus está cada vez mais frequente nas regiões sudoeste e oeste da Bahia, é assustador, mas parece que estamos caminhando para o “pique da COVID-19”, acontecimento que tanto tentaram adivinhar a chegada, mas ninguém sabe ao certo quando será o fim desse tempo “melindroso”, e o pior que o tal pique parece que vai acontecer abrangendo até os municípios mais pequenos e distantes, Carinhanha, Malhada, Iuiú, Cocos, Feira da Mata, Serra do Ramalho entre outros que foram infectados com a fuga dos moradores das capitais.
Quando a doença iniciou a 9958 milhas de distancia daqui, na China, país da Ásia Oriental, só sabíamos que se tratava de uma doença “feroz” que começou matar pessoas rapidamente, tomava a respiração e que não havia se achado a cura, porém muitos pensavam que seria como foi a H1N1 (gripe suína), que não chegaria nos seus povoados ou seus longínquos Distritos, ainda menos imaginavam que veríamos ela alcançando nosso vizinho, amigo, nossos familiares.
O novo coronavírus superou todos as barreiras, inclusive as ‘barreiras sanitárias’, que infelizmente mesmo com todo empenho dos guerreiros da saúde municipal não conseguiram ao menos atrapalhá-lo.
Malhada/BA assustadoramente viu o vírus brotar tão rápido que de 02 casos curados pulou para 20, número que assustou bastante, mas não pesou tanto como a barra que estão tendo de segurar os familiares do senhor Manoel Messias, na comunidade de Serra de João Alves 01, que viram um homem forte, trabalhador e querido ser morto e sepultado sem ao menos ter a chance de se despedirem. Sem falarmos no outro paciente da sede que na presente data está na UTI de Vitória da Conquista em estado grave, lutando pela vida.
Iuiú/BA passou pelo susto quando pensou que seria o primeiro da região de Guanambi a conviver com o vírus, logo que uma estudante vinda de Salvador/BA apresentou sintomas semelhantes aos da temida COVID, e viu se aliviado quando o Laboratório Central do Estado da Bahia (LACEN) disse em exame que se tratava apenas de outra síndrome gripal comum. Iuiú segurou, partiu para cima na prevenção, entretanto lamentavelmente começa a se igualar aos demais, com o constate surgimento de confirmações, a exemplo dessa terça-feira dia (21) de julho que a secretaria de saúde já anuncia a testagem de mais um paciente.
Feira da Mata/BA que é bem pequena ficou de boquiaberto ao ver o aumento de 07 casos em 24 horas, e num vapt vupt chegaram em 12 infectados confirmados, e outros suspeitos aguardando confirmação de testes.
A centenária Carinhanha, também pode ser colocada como mãe da maioria dessas divisões administrativas que acabara de citar segue com situação pior, um velório de um idoso com sintomas suspeitos e com testagem negativa por teste rápido deu gás para o crescimento acelerado, inclusive 24 infectados e duas vidas perdidas já constam no banco de dados da (SESAB) na conta deste município.
Cocos está assustada, Serra do Ramalho foi também alcançada, e não é só a sede, grande parte estão na zona rural, pessoas simples que não recusam um aperto de mão do compadre, e muito menos quer se expor a dizer para um amigo de tantos anos: “não aceitamos visitas”.
Toda essa narrativa é um esclarecimento e um alerta, aqui usamos o alcance do veículo de comunicação, site Alerta Bahia para avisar milhares de pessoas, o que muitos querem e não conseguem, vários subestimam um micro organismo que já roubou a respiração de milhares, e ameaça dobrar as vítimas, e pode acreditar, isso vai ocorrer caso a população não saia do cochilo e abra os olhos.
Infecção, perigo, letalidade, asfixia estranha, alto contágio, dores, mortes, nada disto parece ser algo apocalíptico para uma grande parte da população que não recuam da farra, jogos e curtições, ao menos de movimentos políticos clandestinos que são organizados e apoiados por políticos inconsequentes, homens e mulheres que parecem desejar mais um voto conquistado que a saúde de todos os eleitores.
Malhada, Carinhanha, Iuiú, Feira da Mata e os demais aqui citados já colecionam 84 casos confirmados e 03 mortes pelo poderoso vírus que parou o mudo, e trouxe de volta a era que pessoas correm umas das outras. Como em períodos passados, tempo da temida lepra.
Atenção! em alguns dos municípios citados, a infecção já se tornou comunitária, então vai o alerta “humano, fique em casa, o vírus está lá na sua porta”.
Editorial do site Alerta Bahia/David Porto
___________________________________________________________________________________________
Post – 21/07/2020 – 18:35
Da redação
Por: David Porto
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Águas começam a correr pelo Rio Verde Grande em Malhada pela primeira vez desde o período chuvoso passado - 29/11/2024
- Malhadense denunciado por matar homem com golpe de faca no olho em Carinhanha irá a júri popular na primeira semana de dezembro - 29/11/2024
- Homem denunciado pelo assassinato de idoso na cidade de Iuiu vai a júri popular no fórum de Carinhanha - 29/11/2024