Alerta Bahia
Brasil Destaque

Infecções por ameba ‘comedora de cérebro’ geram alerta nos EUA

Meningoencefalite amebiana primária tem alto índice de letalidade — Foto: Getty Images/ BBC

Um caso de uma rara ameba “comedora de cérebro” foi confirmado no Estado americano da Flórida, segundo autoridades de saúde locais.

O Departamento de Saúde da Flórida afirmou que uma pessoa no condado de Hillsborough contraiu Naegleria fowleri, uma microscópica ameba unicelular que causa infecção no cérebro.

Frequentemente encontrada em água morna, a ameba entra no corpo pelo nariz.

Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde do paciente ou sobre a maneira com que contraiu a ameba — que não passa de uma pessoa para outra.

Esse tipo de infecção (meningoencefalite amebiana primária) é mais comum em Estados do sul dos EUA, mas ainda assim é rara. Na Flórida, há 37 registros desde 1962. Mas dada as suas consequências potencialmente fatais, o órgão de saúde da Flórida emitiu um alerta em 3 de julho para os moradores de Hillsborough.

Autoridades locais recomendaram aos habitantes que evitem o contato do nariz com água encanada e de outras fontes da região.

Isso inclui lagos, rios e canais, por exemplo, onde infecções por Naegleria fowleri são mais comuns por causa da temperatura da água nos meses mais quentes (julho, agosto e setembro).

______________________________________________________________________________________

Post – 06/07/2020 – 16:30

Fonte: G1

Por: David Porto

Publicações Relacionadas

Prefeitura de Bom Jesus da Lapa retira barracas da orla da Praia da Coroa

David Porto

TSE mantém inelegibilidade do deputado Charles Fernandes até 2024

David Porto

Aos 106 anos, um dos homens mais idosos do município de Malhada vai à óbito

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies