Durante a puberdade, homens e mulheres começam a desenvolver os pelo pubianos, que são pelos grossos que crescem acima e em volta dos órgãos sexuais. Apesar de muitas mulheres, e até homens, optarem pela depilação dos pelos pubianos, médicos garantem que a manutenção desses pelos é importante para a proteção da saúde. Isso porque a principal função dos pelos pubianos é, exatamente, a de proteger os órgãos sexuais contra microorganismos que podem causar infecções. Nas mulheres, esses pelos também servem para proteger a área sensível da vagina.
Os pelos pubianos são considerados tão importantes que, fora do país, a depilação íntima cavada foi proibida. Essa proibição vale, por exemplo, para o estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Segundo especialistas, a depilação dos pelos pubianos é nociva à saúde das mulheres. Os médicos são contra a retirada total desses pelos, mas ainda não chegaram a um consenso sobre quanto desse pelo deve ser aparado, cortado ou depilado.
Para alguns médicos ginecologistas, a depilação dos pelos pubianos causa equilíbrio local entre a flora vaginal e os microrganismos que nela vivem. De qualquer forma, é importante que homens e mulheres estejam atentos as condições de higiene da área dos órgãos sexuais, pois qualquer alteração da imunidade da região genital pode resultar em problemas de saúde.
Fonte: Juliana Miranda
Edição: David Porto