Moradores do município de Serra do Ramalho, oeste da Bahia vem queixando nas redes sócias sobre dois lixões que estão se formando nas saídas da localidade de Agrovila 2 para Agrovila 4, entroncamento de Bom Jesus da Lapa e acesso à sede do município. De acordo relata o munícipe, há um mês ele vem postando as fotos e até o exato momento não houve tomada de providencias por parte da gestão.
De fato as imagens mostram mini-lixões, o que preocupa os moradores, pois no período chuvoso que já se aproxima, os resíduos podem se transformar em um inimigo ainda maior, se tratando da proliferação de mosquitos perigosos.
Nossa reportagem preocupada com a situação procurou o secretário de Infraestrutura, Orlando Moreira para falar do assunto e tentar buscar uma solução. Em contato por telefone fomos recebidos com atenção, e sobre os citados resíduos sólidos ele também se mostrou preocupado.
“Esse lixo é um problema muito antigo e infelizmente vem se avolumando, mas nós estamos a tempos buscando formas para resolve-lo, porém não é fácil”, iniciou o secretário infraestrutura.
Orlando disse que realmente não acontece as coletas diárias ou semanais, e que a aproximadamente um ano e meio haviam feito a retirada do material, deixando tudo limpo, entretanto populares voltaram a depositar seu lixo no local e consequentemente vem criando volume, mas questionado por soluções ele falou sobre ideias que planejam executar, como por exemplo: pretendem tentar fazer o reconhecimento das áreas do município que estão povoadas, promover missão de posse e a partir de ai fazer um local para as pessoas colocarem o lixo, sendo esse local com espaço para ser feita uma seleção dos resíduos e periodicamente a prefeitura mandaria recolher esse material, o que pode não ser uma eterna solução, mas irá acabar com os atuais transtornos.
Para dar uma resposta rápida ao acúmulo de lixo que vem incomodando, o secretário prometeu que no próximo final de semana agendará com sua equipe para fazerem uma limpeza no local e retirar esse lixo que o mesmo também reconhece como nocivo, não só para o ser humano, como também para o meio ambiente e os animais, uma vez que ingerem o material e muitas vezes vão a óbito.
Os resíduos sólidos se transformaram em um problema que atormenta não só os municípios e o estado, mas sim o país e o mundo. Diante do que é discutido pelos provedores das políticas, é muito difícil conciliar o desenvolvimento e expansão da população e perímetros urbanos com a proteção do ecossistema e da qualidade de vida sem a grande poluição.
O não gerenciamento correto dos resíduos sólidos (lixo) acaba causando impactos imediatos no meio ambiente, saúde e contribuem para a mudança climática.
__________________________________________________________________________________________
Post – 25/11/2019 – 22:04
Por: David Porto